Significado de Dama-da-noite

Gostou deste Artigo? Partilhe com os amigos

A Dama-da-noite (Cestrum nocturnum), possui cerca de 250 espécies, é também conhecida como Jasmim-da-noite ou Jasmim-verde. Pertencente a família Solanaceae, é uma flor arbustiva agrupadas em hastes florais, geralmente de porte médio com aproximadamente 1,5 metros de altura, podendo atingir até 3 ou 4  metros.

O nome Dama-da-noite deve-se ao seu aroma peculiar, habitualmente exalado durante a noite, é considerada planta invasiva, e  todas as partes da planta são tóxicas, podendo provocar graves intoxicações, vômitos, irritação da pele, irritação das mucosas e alucinações, por isso deve ser mantida longe dos animais e das crianças.

Dama-da-noite (Cestrum nocturnum) - Foto de Cary Bass © - Wikipédia

Dama-da-noite (Cestrum nocturnum) – Foto de Cary Bass © – Wikipédia

Proveniente da América Central, a Dama-da-noite não é uma flor apreciada por muitas pessoas, justamente pelo odor que exala, considerado por alguns como demasiado forte.  Orienta-se para quem deseja plantar uma muda em seu jardim, que o faça em locais afastados de locais destinados ao descanso,  cozinhas e locais onde se realizam as refeições.

Abaixo podem ver um vídeo que mostra o crescimento e abertura da Dama-da-noite:

Trata-se de uma planta que se adapta a climas amenos e não resiste a baixas temperaturas. Habitualmente pode ser encontrada em diversos estados do Brasil com clima quente como Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Espiríto Santo.

Apesar de ser considerada uma planta ornamental, raramente é encontrada à venda em florista e raramente são oferecidas como prenda. Aliás a recomendação é que caso você tenha em seu jardim a Dama-da-noite, só ofereça à alguma pessoa se tiver absoluta certeza de que a pessoa irá aprecia-la. Como citado acima, não são todas as pessoas que apreciam o aroma.

Fonte: Jardineiro.net

Gostou deste Post?

Speak Your Mind

*


dois + = 10